segunda-feira, julho 19, 2004

Contributos para um diálogo II

Ainda antes da ordem do dia programada aqui deixamos soundbites de um texto a nós indicado pelo RandomBlog.
Aborda em súmula a condição do jovem arquitecto partindo de uma publicação sobre a nova geração. Dos temas abordados e aqui sintetizados nos soundbites muitos serão tocados aquando da análise da Prática.

A REVOLTA DOS BÁRBAROS
numa reunião de arquitectos, me foi dito que abordar a questão dos salários seria uma temática fracturante da classe, ao que respondi que para a "minha geração" fracturante seria não o abordar.

Assim este texto parte da seguinte premissa - ser jovem arquitecto, na actualidade, é uma condição social.

esta geração não aproveitou as "portas que Abril abriu", as "liberdades" ou a "democracia", deixando-se enredar na trama dos individualismos

A "minha geração" viveu in situ a neoliberalização das Universidades, perdeu a guerra das propinas, e assistiu ao aumento exponencial das licenciaturas de arquitectura. Ao chegar ao mercado de trabalho vive neste regime de exploração que se agrava de dia para dia.

somos culpados em aceitar salários de miséria, dir-se-ia que aceitar o trabalho não remunerado é promover a concorrência desleal, dir-se-ia que não o denunciar é deontologicamente questionável, dir-se-ia que somos burgueses e que se realmente precisássemos de sobreviver não aceitávamos esta condição.

Essa nova forma de fascismo é uma condicionante fundamental que marca toda uma geração e, isso não pode ficar à margem de uma
análise da "minha geração".

o problema das imagens, do 3D ou do Photoshop, não se põe para os ateliers constituídos pela nova geração. Esta geração domina essas ferramentas que surgem actualmente como uma forma de expressão e comunicação de uma ideia, tal como um esquisso.

Por último vem a constatação de que cada vez é maior o número de jovens arquitectos que se associam para abrir atelier. Divide-se as despesas numa primeira fase, fazem-se concursos.
|

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com