quarta-feira, julho 21, 2004

O que procura o Aluno

O ensino da arquitectura é uma conjunção de muitas vertentes, mais imediatas são os currículos, os corpos docentes e os alunos.
Importa aqui questionarmo-nos um pouco sobre a relação dos alunos com a disciplina começando até pela atitude com que entram no curso.
Arquitectura é indesmentivelmente um dos cursos mais procurados, sendo que muita desta procura passa por um interesse de moda, de estilo de vida, de ocupar um certo nicho da sociedade. Indesmentivelmente também muitos alunos terão a vontade e a vocação para a construção, o urbanismo e o serviço cívico (por mais impagável que esta frase pareça).
Dos aplicantes que conseguem entrar no curso importa averiguar da mentalidade com que percorrem os anos lectivos. É que de pequenino é que se torce o pepino , como se diz e é provável que um ensino que nos anos iniciais fizesse passar por uma peneira de cadeiras fortemente técnicas, muita da efervescência deste modismo , ficasse pelo caminho. E talvez também os alunos que encaram seriamente a carreira de arquitectura e construção e território melhor e mais bem preparados saíssem para o mercado de trabalho.
São mais as perguntas que as respostas. Esperamos participação e visões diferentes.
|

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com